Aconteceu no dia 03 de outubro de 2018, na cidade de Cianorte, PR, nas dependências do Teatro da Unipar, o I Fórum Regional de Desenvolvimento do Noroeste Paranaense, promovido numa parceria entre a Unipar – Universidade Paranaense (Departamento de Extensão) e o INSTISUL – Instituto Sul-Americano de Filosofia e QI.
O evento teve a presença de lideranças regionais, empresários, especialistas, técnicos e acadêmicos.
Abertura
A abertura foi realizada pelo diretor do Campus da Unipar de Cianorte, o Prof. José Aparecido, que destacou a importância de se “fazer o dever de casa”, seguida de breve fala introdutória proferida pelo professor e eticista Sérgio Avrella, coordenador geral do evento, que enfatizou a necessidade e o valor do autoconhecimento para o desenvolvimento, bem como a necessidade de se estabelecer a continuidade deste projeto, propondo para esse fim a criação de uma “Agência de Desenvolvimento” ou o “DPDN – departamento promotor do desenvolvimento do noroeste paranaense”.
Primeira palestra
A palestra principal foi ministrada pelo Prof. Dr. Jandir Ferrera de Lima, da Unioeste de Toledo, especialista em desenvolvimento regional. O tema de sua palestra foi: Desenvolvimento Regional – Lições das regiões que ganham. A característica avaliadora e estimulante de sua explanação fez com que ele recebesse calorosa salva de palmas do público presente.
Segunda palestra
O segundo palestrante foi o engenheiro agrônomo Antônio Favaro, do SEAB/PR. O tema abordado foi: A importância do Agronegócio para o Desenvolvimento do Noroeste Paranaense. Favaro trouxe um conteúdo técnico dos mais avançados e comparativos numéricos que reforçam a necessidade do autoconhecimento regional.
Terceira palestra
E a palestra final foi proferida pelo representante da Cocamar, o engenheiro agrônomo José Eduardo Luqui Marcon, com o tema: Avaliação do desenvolvimento do Noroeste Paranaense e as ações da Cooperativa Cocamar. Ficou claro na explanação de José Eduardo a necessidade de se intervir com mais eficiência na situação de baixo retorno produtivo das pastagem do arenito bem como também inovar na diversidade, algo que a Cooperativa já vem estimulando para que isso de fato aconteça, através do sistema ILPF (integração lavoura pecuária floresta).
Encerramento
O encerramento ficou a cargo do Presidente do Conselho de Desenvolvimento de Cianorte, o professor Marcelo Rodrigues, que agradeceu aos palestrantes e ao bom público presente, ressaltando a alta qualidade dos conteúdos expostos pelos palestrantes e a importância deste primeiro passo na direção de se concentrar esforços e promover atividades que de fato venham transformar o Noroeste Paranaense numa região mais moderna e produtiva, deixando-a em condições de competir de igual pra igual com as demais regiões do Estado do Paraná.
Debate
No espaço destinado ao debate, o momento de destaque ficou por conta da dialética que aconteceu entre o presidente do INSTISUL, Sérgio Avrella, e o representante da Usina Santa Terezinha, uma das empresas patrocinadoras do evento, quando o público presente pode saber mais sobre a Usina, das ações da Usina na região e do seu interesse em participar ativamente do projeto de desenvolvimento “O Noroeste ao seu Alcance”.
Notícias relacionadas:
Comments